Agora falando um pouco sério ^^ (nada é tão sério que não se possa rir um pouco) saiu uma coisa no notíciário que talvez a galera do Shornalismo não tenha visto. Hoje estou aki para suprir a nescessidade de informação dos senhores meus caros amigos comunicólogos! u.ú [espírito-de-jornalista mode: on]
Alguém aí conhece a Lei de imprensa?
- Desde o Império que atividade da imprensa já era regulada, através da Carta de Lei de 2 de outubro de 1823.
- Na República, duas leis foram elaboradas, a primeira, aprovada em 12 de novembro de 1953 foi derrogada em 9 de fevereiro de 1967, elaborada e posta em prática no período autoritário da Ditadura Militar, mas sua vigência persistia até recentemente.
- Com o advento da Constituição Federal de 1998, várias modificações sofreu a Lei de imprensa. A principal delas foi quando à legitimação das liberdades de expressão, informação e de imprensa, com isso, inscreveu-se novas normas de comunicação coletiva, extinguiu a censura, inseriu o direito de resposta, o dever de informar e o direito de ser informado.
"Pra quê que ela serve tiaaaa?"
Para proteger nós jornalistas no exercício de nosso trabalho... porque se a gente tiver que tesourar alguém nóis num pode ser processado já que apenas estamos trabalhando né? (aiai ossos do ofício ^^V) Graças a Lei, temos direito a prisões especiais ;D além disso, essa lei fala da responsabilidade do jornalista, regulamentando o direito de resposta, caracterizando os crimes de imprensa e estabelecendo as penalidades e indenizações cabíveis.
"Tá.. e eu com isso?"
Jovens comunicólogos sedentos de saber pois agora vos informo a nossa Querida Lei de Imprensa simplesmante não existe mais!
"HAM? Comofas?"
A Lei de Imprensa foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Em julgamento realizado na tarde dessa quinta-feira (7 de abril), sete dos onze ministros da Casa se manifestaram pela extinção total do texto. O presidente do Tribunal, Gilmar Mendes, finalizou a sessão pedindo, em seu voto, a manutenção de artigos referentes ao direito de resposta. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello defendeu a manutenção da lei.
O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas , Sérgio Murillo de Andrade [vai bixão ;D], considerou positiva a eliminação “de uma legislação inútil e autoritária” [por que tinha ainda muita coisa da constituição de 67]. Por outro lado, vê negativamente o vácuo legal e cobra do Congresso a criação de uma nova Lei de Imprensa.
“Transferiram um poder imensurável para os juízes de primeira instância. Mas tem o aspecto que a maioria dos ministros também se manifestou favorável ao entendimento de que é possível uma legislação. Não só possível como necessário”, defende.
Diferentemente da Fenaj, a Associação Brasileira de Imprensa é contra a criação de uma nova legislação. O presidente da entidade, Maurício Azêdo, comemora o fim da lei que “tinha o signo repressivo da ditadura”. Chamando-a de “falecida Lei de Imprensa”, afirma que a “Constituição assegura a plenitude da liberdade de imprensa e de expressão”.
[Agora cabe a nós, a Mídia do futuro, refletirmos... é fato que a nossa Lei tinha diversas falhas e muita coisa ultrapassada, mas o que realmente implica a ausência TOTAL da lei?....]
Faço então de minhas palavras, as palavras de nosso companheiro Carlitos xD:
acabar com esse tipo de imposição legal pode ser uma boa, mas a ausência da lei acaba exigindo cada vez mais a nossa vigilãncia sobre aqueles que produzem a informação, no sentido que ajam com mais escrúpulos. È o que vamos ver a partir de agora.
Bem galerinha só isso mesmo ^^
cupro aqui o que é de meu isntinto (hohohooo)
mais infomações acessem google.com ;D
(sim, estou com preguiça de botar as referências adequadas u.ú)
au revoir
[Iloveyoumyking] ;D
4 comentários:
é por isso que gosto de publicidade u.u
a gente só tem o CONAR e nem é essas coisa toda u.u
é um dos únicos cursos(quiçá único9 que aprendemos na cadeira de Ética a como burlar a Ética ;D
Mas enfim, achi que esse foi o primeiro texto sério que leio na Internet em anos, meu amor '-'
Gostei, esclarecedor
Não sabia dessas coisa não, tia ^^
Amanhã trago uma maçã pra sinhora!
Iloveyoumyqueen! ^^
Eu, particularmente sou a favor que todos tenham igual acesso tanto à informação como aos meios de produção dessa informação.
Por muito tempo os grandes meios de divulgação em massa estiveram na posse das grandes coorporações interessadas em moldar a informação à sua maneira de ver o mundo, e atendendo aos seus interesses. Pobres mortais como nós estavamos excluidos e quando nos inseriamos nesse 'mercado' eramos censurados
Hoje também é um pouco assim, mas muita coisa vem mudando, graças à facilidade do acesso às novas tecnologias torna bem mais fácil para que qualquer um de nós expressemss nossa opinião e produzirmos nossa própria informação, que será divulgada pra muito mais pessoas (a internet tá aí pra provar isso).
Por isso acabar com esse tipo de imposição legal pode ser uma boa, mas a ausência da lei acaba exigindo cada vez mais a nossa vigilãncia sobre aqueles que produzem a informação, no sentido que ajam com mais escrúpulos. È o que vamos ver a partir de agora.
============
È por isso que eu deixo minhas filhas e a minha neta bricarem no mesmo cercadinho q essa menina! Que orgulho! Ela 'brila 'mutchu' no PanzePimBLOG
Amanda, quem é esse Carlitos que fala tão bonito?? Axo que não conheço!
xDDD
Claro que sou eu seu puto do caralho! Tá achando ruim, enfia uma censura no cu e sorri pra lei de imprensa, morô?! AUEI!!!
Postar um comentário