RSS
email

Arte urbana, grafite e outras putarias contemporâneas

Salve, salve galera panz e pimbeira do meu coração! Depois de matérias tão sérias e engajadas da equipe panz e pimba cobrindo as eleições do DCE, importante orgão na luta dos estudantes pelos seus direitos, voltamos as nossas atividades normais, corriqueiras, inocentes e juvenis^^

OPanz e pimba como blog pseudo-sério (daí nosso lado putarístico) sempre nos trouxe
momentos de descontração com vídeos e fotos que passamos semanas comentando e rindo, também nos trouxe doses de cultura e informação. E nessa linha do pseudismo e do putarismo que o P&P caminha e segue em frente.

Pra não dizer que estou fazendo verborragia pra enrolar vossas mentes em tempos ociosos, só falei tudo isso pra introduzir um assunto (e achar palavras) pra trazer até vós algumas doses de algo que sou apaixonado (não, não é sobre rock and roll) chamadado de Arte urbana:


Esse tipo de arte feito por pessoas escrotamente talentosas começou a ganhar espaço nos anos 70 com o movimento hip-hop. Artistas usavam as paredes para expressar toda a opressão que viviam pintando cenas do cotidiano. Depois ela criou vida própria e alçou vôo se desligando totalmente da cultura hip-hop. Cansados da objetividade da rotina pós-moderna e do conservadorismo das galerias os artistas urbanos fora, tomando as paredes da cidade e convidando aos traunsentes a um momento de reflexão, fruição estética e às vezes até a participarem de suas obras.

Vale já ressaltar de ínicio que arte urbana e o grafite (ou mais conhecido como graffiti) é por muitos confundidos como vandalismo ou uma expressão de arte menor devido a sua efemeridade ,já que está nas ruas e exposto à chuva e à poluição. Muitos sites e blogs já alimentam esse debate (inútil) e não é essa a intenção dessa postagem. O que digo é que isso não importa e o que vale é o que esses artistas fazem e como transformam a cidade, geralmente cinza, suja e poluída em um local dinâmico e colorido (UI).

Começo a mostrar pra vocês o trabalho de dois artistas que são os expoentes da arte urbana do Brasil: Os gêmeos.

Os irmãos paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo, gêmeos indênticos, autodidatas, ambos com 32 anos (é não, é?) são reconhecidos internacionalmente com o trabalho que fazem nas ruas e em galerias. Pintaram o Castelo de Kelburn, na Escócia, e já trabalharam fazendo vídeos para a série Cidades dos Homens, dirigida pelo cineasta Fernando Meireles. São conhecidos pela atmosfera onírica de seus desenhos e pelo traço finíssimo, uma grande demonstração de habilidade já que utilizam principalmente Sprays de tinta para pintarem.

Confiram alguns de seus trabalhos:














Mais trabalhos do gêmeos vocês poderem conferir nesse link: http://www.flickr.com/groups/osgemeos/pool/




Em seguida trago a o trabalho do mestre do stencil: Banksy.

Banksy é de longe o mais conhecido artista urbano do mundo. E o mais engraçado é que ninguém sabe quem é o Banksy^^
Isso mesmo! Ninguém nunca o viu, ou conseguiu tirar foto ou fez uma entrevista com ele pessoalmente. A sua identidade é um grande mistério e o seu maior marketing. Ele é britânico e seus pais pensam que ele trabalha com decoração.
Os trabalhos de banksy são caracterizados pela militância e pelo tom de ironia. Tem total aversão ao poder e a autoridade, e geralmente a primeira reação que as pessoas tem de suas obras é ficar chocada ou dar uma boa gargalhada.


















Mais informações e imagens no site oficial do artista: http://www.banksy.co.uk/





Pois é galera, fico por aqui. Esses são só algumas coisas que eu posso falar para você sobre esse universo maravilhoso e apaixonante da arte urbana. Pesquisem sobre, vocês vão descobri coisas fascinantes!

E, ah! Queria dar o parabens para a chapa 1 pela vitória nas eleições do DCE. Eu, como vocês, da luta não me retiro!

2 comentários:

Carlitos Pinheiro disse...

O teu post é tão legal quanto quilométrico Leo. Gostei bastante

ADERINDO À CAMPANHA "COMENTEM AS POSTAGENS DOS COLABORADORES E FAÇA UM BLOG FELIZ" o/

Ágda Sarah disse...

Adoreeei o post...
esses caras arrebentam mesmo...
E transmitem muitos sentimentos, assim como toda arte!

bjoO

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Seguidores