
Por mii
O Século 21 tem passado por transformações cada vez mais rápidas. A tecnologia invade cada vez mais as produções artísticas, como podemos ver com os videoclipes, cada vez mais bem feitos e com efeitos cada vez mais surpreendentes.
Apesar disso, a fórmula da música pop parece ter estagnado nos anos 90, já que, uma vez funcionando por tanto tempo, dificilmente alguém iria mudar isso de uma hora pra outra.
Ou não. No final de 2008, todos nós acompanhamos o surgimento de uma nova estrela pop, que une a tecnologia com a música de uma maneira única: Lady Gaga.
Mas quem é ela? De onde ela surgiu? Pra quem não sabe, ela trabalhava na Universal Music há alguns anos, compondo músicas pra artistas como Pussycat Dolls e Britney Spears. Mas foi o cantor pop Akon quem descobriu o grande talento que existia nela. Lady Gaga trabalhava na gravadora de Akon, que um dia pediu pra que ela cantasse uma música que ele havia feito apenas para referência vocal. Descobriu então, que a menina sabia cantar. E como.
Além de cantar, Lady Gaga sabe usar sua loucura para inovar. Aliás, essa palavra a define perfeitamente bem: inovação. Ela ousa sem ter medo. Seus figurinos parecem ter saído de um filme de ficção científica, ou talvez de um episódio dos Jetsons. As roupas vão muito além da lycra com decote da maioria das cantoras pops tradicionais, que aparecem constantemente na televisão, partindo muitas vezes para o bizarro e o excêntrico. Graças a Deus, pois acho que muita gente já estava cansada da mesma fórmula de figurino normalzinho.
Outro ponto digno de comentário são as coreografias. Alguém, por favor, me diga quem é o coreógrafo dela! Pra quem já está cansado de ter dejavus ao assistir clipes de cantoras na televisão, de tanta repetição de movimentos, assista a qualquer coisa da Lady Gaga! Alguns passos são tortos e estranhos que fabulosamente se completam e se transformam em algo extremamente interessante, desafiador. É como se ela estivesse falando pras outras cantoras “duvido que vocês tenham coragem de dançar desse jeito! Isso nem combina com a sua música sem graça!”.
Além de dos figurinos e das coreografias, podemos destacar a produção de seus clipes. É notável uma influência da arte pop do século XIX e da arte surrealista da mesma época. O futurismo predomina na maioria de seus clipes. Às vezes existe até um mix de futurismo com o presente, só pra mudar um pouco. Temos a sensação de que acabamos de entrar num quadro vivo pixelizado. É fato que Lady Gaga criou uma nova tendência de clipes e artistas futuristas. Se a tendência era usar tecnologia nas produções, agora a tendência é SER a tecnologia nas produções.
Sua música também merece um comentário à parte. Ela possui melodias fortes, que vão muito além da batida repetitiva com uma voz fanha como a maioria das cantoras pops atuais. Poucas, aliás, se mostraram tão influente com tão pouco tempo de carreira.
Lady Gaga não precisa forçar, e tudo o que ela faz, de alguma forma, acaba saindo naturalmente, sem passar a idéia de apelação, afinal de contas, ela e seus clipes afundam num conteúdo artístico muito forte. Por ser tão única, não precisa seguir fórmulas e padrões pré-concebidos de uma artista pop. Aliás, ela sim acaba de criar a nova regra do verdadeiro future pop, como deve ser.
Abaixo estão dois vídeos que mostram todo o potencial vocal de nossa diva. Espero que gostem!
4 comentários:
Pergunta inocente: Mii, cê já pensou em usar a Lady Gaga como tema de monografia? Esse artigo aí já é meio caminho...
KKKKKKKKKK muito foda mii, mais umav vez se garantiu meu brotinho /seduz
Muito bom FATO/
Qando a gente tava falando no msn naqele dia sobre a Lady GaGa, Mii, mal sabia eu q vc tinha adoraçao tao bonita e inteligente por essa nova diva da (nova) musica pop
Faço minhas as palavras de Carlitos
Taí um ótimo assunto pra monografia
Se existem monografias d HQs, d novelas e até da Xuxa, Lady GaGa taí pra iso tbm!
E se vc fizer essa monografia eu tiro xerox pra guardar em ksa ;D
Otimo post e otima ideia, mii ^^
Ótimo artigo de opnião, mii!
Já pode começar uma coluna de opnião em algum jornal daqui! xD
Begos!
Artigo perfeito demais!
Muito boom...
Inda não parei pra ouvir Lady Gaga...
Mas já soube de todo o sucesso e das inovações dela!
xD
Postar um comentário