RSS
email

A dança Maori e o Rugby.

Olá meus queridos panz e pimbeiros, Leozim das tapiocas de novo na área pra mostrar que panz e pimba também é (na verdade sempre foi) cultura.

Andando pelos caminhos tortuosos e obscuros da internet me deparo com um marca, a "All blacks". Achei interessante o seu design pois me lembrava uma pena e fui ver que tipo de produto estaria associado a ela. Descubro que All blacks é um time de rugby , uma espécie de pai do futebol americano, da Nova Zelândia, mas ele não é só um time ele é o MELHOR time de rugby do mundo. O rugby é para o neozelandeses assim como o futebol é para nós brasileiros: uma paixão nacional. É uma honra para um jogador de rugby ser chamado para jogar no All blacks.

Só que o All black não é um time convencional, a veneração que o público tem pelo time chega próximo a uma religião. Antes das partidas os All blacks realizam uma dança Maori dando uma aura mística a partida, evocando um sentimento de força para os jogadores e intimidando os seus adversários.

Os Maori é um povo que possivelmente veio do leste da Polinésia e que primeiramente colonizou o que hoje consiste a Nova Zelândia. Maori significa ordinário, normal, mas longe de parecer um expressão depreciativa eles se referem a si mesmo como Maoris para se destiguirem dos Deuses e dos espirítos. O povo Maori tem a tradição de tatuarem o rosto, os pés e as mãos, durante as guerras era normal arrancar a cabeça do inimigo e guardá-las dentro de urnas ditas mágicas, urnas estas que com a colonização européia passou a ser alvo de grande cobiça de colecionadores.


Te Puni, um chefe Maori do século XIX

É com todo esse embasamento cultural que o All blacks se destacam de todos os times de rugby do mundo. Segue abaixo um vídeo que a Adidas fez sobre o All Blacks:




Na minha opnião é algo no mínimo inspirador, mesmo que um pouco violento, mas enfim era uma dança de guerra, o que eles chamam de "Haka".


O Haka é uma espécie de macarena Neozelandesa ^^


É isso aí pessoal, me despeço por aqui! Beijundas!

3 comentários:

Carlitos Pinheiro disse...

Boa Léo, só esqueceu de dizer que esse grito de guerra deles traduzido é "vem cá q eu vou comer seu toba" -n

E esse Te Puni, com esse cabelo de dona florinda,esse casaco e segurando um cotonete gigante tá mais pra "Te Seduz" =P

danimelo disse...

a música fundo deveria ser senta eu sei que senta...huuhauhuhhuahu

Ágda Sarah disse...

Eles tavam dançando swingueira e cantando:

"Pegue na minha e balance!"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Seguidores