Enquanto vocês curtem o carnaval e tiram a goma que algum FDP fez o favor de jogar no seu cabelo. Eu, Leozim das Tapiocas, venho aqui trazer para vocês uma notícia deveras interessante.
Essa semana a Google apagou de seu serviço de hospedagem de Blogs, o Blogger, (que por acaso também hospeda esse humilde site) seis dos mais famosos sites de compartilhamento de músicas.

Essa ação vei em resposta à um conjunto de leis americanas chamada de Digital Millenium Copyright Act (DMCA). Para quem não sabe, a DMCA consiste na criminalização de qualquer infração aos direitos autorais na internet.
A DMCA tem reforçado nos últimos tempos o seu combate a pirataria na internet, retirando sites do ar e vídeos sem autorização postados no Youtube. As ações da DMCA também está atingindo aqueles que utilizam imagens com direitos autorais sem autorização expressa de seus autores ou detentores dos ditos direitos.
Para os opositores da DMCA essas ações inibem a liberdade de expressão e as manifestações culturais, visto que, o que antes era algo atribuído a um povo agora é atribuído a uma pessoa ou a uma empresa. Para eles, a DMCA também favorece a concorrência desleal.
Então você olha para mim e pergunta: "Bé isso, Leo! Tu acha que um cara que tem uma idéia não tem o direito de lucrar com essa idéias?".
Eu digo que a questão não é essa. Imaginemos assim, em uma biblioteca há milhares de livro disponíveis para mim, séculos e séculos de sabedoria preservada por milhares de pessoas. Agora imagine que eu pegue um livro, e que para cada livro que eu pegue eu tenha que pagar 1 real para o autor daquele livro.
Mas por que eu deveria pagar por algo que eu posso ter de graça na internet?
A internet tornou possível o compartilhamento de uma quantindade imensurável de dados. Antes músicas ou livros que você só poderia conseguir viajando para outros lugares, agora estão disponíveis para você a distância de um toque. E tudo que você tem que fazer é esperar alguns minutos.
Sim, eu sei, a internet não é o paraíso que todos pensam. Idéias são copiadas, textos são reproduzidos sem autorização, palavras são distorcidas, vídeos são atribuidos a outras pessoas.....é uma putaria!
É preciso dizer que os sites foram removidos do ar de forma arbritária. Os donos dos sites só receberam uma mensagem e não puderam se defender de uma forma efetiva. Algumas decisões foram consideradas injustas, já que os sites que não visavam só compartilhar arquivos de música, mas também visavam introduzir novos fãs em determinados estilos musicais e divulgar trabalhos de certos artistas que não tinham seu espaço devido na grande mídia.
Depois da série de denúncias que a DMCA fez aos sites e as reclamações que vieram logo em seguida, o Blogger fez o seguinte pronunciamento:"quando recebermos reclamações em massa pelo DMCA sobre um mesmo blog, e não temos nenhum indicativo de que o conteúdo do mesmo está sendo usado com autorização, nós iremos remover o blog."
Com a merda já feita alguns blogs perderam ANOS de arquivos e históricos, PERMANENTEMENTE. -.-'
Vamos torcer que o Blogger não apague o Panz e pimba depois dessa postagem. :S

Até mais pessoal!Beijundas!
Usem camisinha! \o/
Fonte: whiplash
0 comentários:
Postar um comentário