RSS
email

A robotização da pop music - um espelho do século XXI?


Acabei de entrar no site da Christina Aguilera e a primeira coisa que eu vi foi uma foto enorme dela editada de uma forma fascinante: metade do seu rosto era humano e metade biônico. Combinava, de fato, com o nome do novo álbum "Bi~on~ic". Seu olhar sem expressão e a boca curvada pra baixo me lembrou um robô, realmente. Mas não só isso, me lembrou também da cena pop atual, o futurismo e a robotização da música e de seus artistas.

Nos anos 60, Pierre Cardin inovou o mundo da moda criando sua coleção "Cosmos", composta de roupas futuristas que te faziam dar a sensação de estar num filme de ficção científica, algo meio "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick. Naquela época, o futurismo era só uma viagem momentânea de um artista, já que a tecnologia não era algo realmente presente no dia-a-dia das pessoas. As coisas não passavam de uma pressuposição de como seria o futuro. A música nos anos 60 era à base do rock'n'roll, a nova mistura de Blues com Country que virou sensação rapidamente com bandas como The Beatles e The Who. As gravações eram de certa forma pobres, já que não existiam equipamentos potentes pra captação de áudio e fabricação de LPs.

Luli Radfahrer, em sua palestra no Almanaque de Criação (em Brasília), disse que a Publicidade e a Propaganda pode ser dividida em 3 fases: do Neandertal até 1910, onde tudo era muito rústico; de 1910 até 2003, onde as coisas começaram a melhorar com o surgimento de novas técnicas; e hoje em dia, onde o digital domina os processos criativos das agências. De certa forma, temos três marcos na história da música atual também:
1) 1950 - Surgimento da febre Rock'n'Roll
2) Final dos anos 90 - Pop Music (Britney Spears, Christina Aguilera, Shakira, etc)
3) 2009 - Lady Gaga.

Lady Gaga? Claro, como não? Quem foi o artista que introduziu esse conceito futurista XXI na música pop? Quem foi o artista que destruiu a pop music dos rostos bonitinhos e das coreografias de boybands em uma pop music condizente com a realidade tecnológica/robótica do nosso século?
E digo mais: quem foi o artista que lançou uma tendência com isso tudo?

A moda é cíclica, todos nós sabemos disso. Quando Pierre Cardin lançou sua coleção futurista nos anos 60, acho que ele não estava fazendo mais do que visualizando um possível futuro em uma realidade diferente, uma realidade marcada ainda pelas amizades duradouras, pelas cartas e pelas conversas na rua no final da tarde. Quando Lady Gaga lançou seus clipes e outfits futuristas em 2009, acho que ela não estava fazendo mais do que mostrando a realidade do século XXI, o que estamos vivendo: a tecnologia envolvendo o ser humano, mesmo que inconscientemente. Christina Aguilera que o diga, biônica.

Qual será o próximo artista que vai seguir a linha "Future Pop" de Lady Gaga? Os críticos poderiam marcar a década de 2010 como a década do "Future Pop", assim como 1960 foi a década do Rock'n'Roll.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o post, Lady Gaga faz todo sentido o_o

Juss disse...

Falou bonito. =]

Anônimo disse...

Se garantiu. :DD

Unknown disse...

Respondendo à pergunta que finaliza esse maravilhoso post da Mii, trago informações quentinhs


Fontes me indicam que o próximo artista a seguir a linha do future pop será o fabuloso Mike de Mosqueiro.



Shananá Ram-ma-ma-má!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Seguidores