Mesmo que hoje em dia o "rock" esteja um pouco mais colorido do que os fãs mais conservadores desejariam, o fato é que o dia é para ser celebrado e feito pra lembrar os grandes momentos das nossas vidas (não sei a de vocês mas pelo menos na minha) em que aquela música do Elvis, do Led Zeppelin, do AC/DC, do The Doors, do Kiss ou do Bruce Springsteen fez toda a diferença.
Mas por que o dia 13 de julho é contado no calendário como o dia mundial do rock? É o dia em que a primeira música de rock and roll foi lançada?
Como qualquer estilo musical o rock and roll não tem uma data que se possa fixar como a data do seu nascimento. Rock and roll é uma mistura de blues, batidas africanas e o rhytm and blues. E por se tratar de uma amálgama de vários ritmos e suas raízes remontarem às primeiras bandas de bailes formadas por negros americanos definir uma data exata seria algo impossível. O que há hoje é apenas uma estimativa, uma definição oficial para fins puramente cronólogicos.
No dia 13 de julho de 1985, aconteceu simultanemante nos Estados Unidos e na Inglaterra o festival de música LIVE AID. O festival foi organizado pelo humanista Bob Geldof que tinha como meta utópica acabar com a fome da Etópia. O festival contou com a participação de vários artistas renomados do mundo da música como Led Zeppelin, Eric Clapton, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, B. B. King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul Mccartney e Phil Collins.

Pelos nomes que participaram do festival podemos perceber que as proporções que ele tomou foram enormes. O festival foi tão significativo que desde então no 13 de julho é comemorado o dia mundial do rock and roll. Entenderam agora? :D
Pra não perder a viagem dois vídeos provando por que o rock and roll nunca vai morrer.
Fonte: Whiplash
Pra não perder a viagem dois vídeos provando por que o rock and roll nunca vai morrer.
Fonte: Whiplash
1 comentários:
Dia 13 de julho, pra mim, é aniversário de mamãe.
oiuasdiuohasdoiuhasdoiuhasd
Postar um comentário